Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica

Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica

02 setembro, 2021

Momento Alumni: Conheça um pouco os membros que passaram pelo Grupo PAIFIT

 


Quem sou eu? Olá eu sou a Fernanda Q. R. C. Mostagi. Minha trajetória no Grupo PAIFIT foi diferenciada. Durante a graduação (UEL 2001-2005) não participei de programa de iniciação científica. Acredito que não tinha maturidade suficiente para compreender do que se tratava. Mas ao atuar na prática clínica (desde 2006) me deparei com situações que me mostravam a cada dia uma vontade de ensinar. Foi quando entrei em contado com o professor Jefferson e ele abriu as portas do Laboratório em meados de 2009. Nesse dia, minha relação com a fisioterapia mudou. De uma fisioterapeuta exclusivamente clínica, passei a enxergar o papel da pesquisa científica na vida de um bom profissional. Desse dia em diante a “ Prática Baseada em Ciência” se tornou um norte nas minhas tomadas de decisões clínicas e um longo percurso para entrar no programa de Mestrado em Ciências da Reabilitação se iniciou. Feito que se concretizou no ano de 2010.


Quais atividades você realizou durante o Mestrado? Antes mesmo de iniciar meu projeto de mestrado, tive a oportunidade de aprender muito do básico em pesquisa até mesmo conceito mais avançados. Meu primeiro desafio foi ajudar uma colega do grupo a realizar uma Revisão Sistemática. Já o meu projeto de mestrado foi um marco para o grupo. Conduzimos o primeiro Ensaio Clinico Aleatório, que mesmo com todos os desafios e dificuldades, foi uma experiência muito rica para todos.

Do que se tratou seu projeto de Mestrado? No ano de 2010 iniciamos a condução do tão sonhado “Ensaio Clínico Aleatório”. Intitulado EFETIVIDADE DO MÉTODO PILATES EM COMPARAÇÃO A FISIOTERAPIA CONVENCIONAL NA DOR E NA FUNCIONALIDADE DE INDIVÍDUOS COM DOR LOMBAR CRÕNICA NÃO-ESPECÍFICA: ENSAIO CLÍNICO ALEÁTORIO, o projeto contou com a participação de todos os integrantes do grupo sob a supervisão, sempre impecável, do professor Jefferson que brilhantemente conduziu todas as etapas do estudo. O estudo foi encerrado em 2012.

Qual texto científico você indica para leitura? No momento estou lendo uns artigos que permite ao fisioterapeuta compreender melhor como fazer tomada de decisão clinica baseada em ciência de boa qualidade. E um desses artigos é Fundamentals of Measurement: Linking Evidence to Practice STEVEN J. KAMPER, Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy® J Orthop Sports Phys Ther 2019.

Qual texto/livro não científico você indicaria para esse momento de confinamento? Indico o mais recente livro do jornalista André Trigueiro, “ A força do Um”. O livro aborda, com um texto fluido e leve, o poder individual capaz de mudar drasticamente a realidade, por meio de gestos e ações dotadas de forças plurais e complexas, mas passíveis de controle, como a força de uma idéia impactante ou de um sentimento superior, além das obrigações morais que vêm com essas capacidades. Excelente leitura para quem quer impactar positivamente a sociedade por meio de suas próprias ações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Se oportuno, iremos responder.