Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica

Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica

03 abril, 2020

Conheça um pouco os membros do Grupo PAIFIT



Quem sou? Sou Shigueo Bonilha Oda, graduando, 4º ano, em Fisioterapia pela UEL. Estou no Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção em Fisioterapia (PAIFIT) desde o ano passado (2019), sendo orientado pelo prof. Dr. Jefferson Rosa Cardoso no meu TCC. Antes de começar a graduação na UEL, morei por 12 anos no Japão, onde tive a oportunidade de conhecer e aprender o método Kotsuban Tyousei (ajuste da pelve). O método é uma terapia manual que nasce a partir no ¨Shiatsu¨ e visa criar o ambiente de autocura do organismo.


O que estou fazendo atualmente no Grupo? Atualmente desenvolvo meu projeto de TCC, onde procurarei avaliar os efeitos do método sobre os parâmetros da marcha. O projeto acabou de ser aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-UEL). Além disso, participo do Projeto de Extensão "Fisioterapia Aquática como tratamento e prevenção de disfunções neuromusculoesqueléticas para indivíduos da região metropolitana de Londrina – Fase 2".

Do que se trata seu TCC? Meu objetivo é elaborar um relato de casos sobre a análise dos parâmetros da cinemática da marcha (ângulos articulares do quadril, pelve e joelho nos planos sagital, frontal e transversal; dados espaço-temporais (velocidade da marcha, comprimento da passada, frequência de passo, cadência, tamanho da passada) de indivíduos aparentemente saudáveis e com lombalgia crônica e comparar os efeitos imediato e tardio do método Kotsuban Tyousei.


Qual texto científico você indicaria para leitura? "Comparison of the trunk-pelvis and lower extremities sagittal plane inter-segmental coordination and variability during walking in persons with and without chronic low back pain” dos autores Ebrahimi et al., 2017, publicado no Human Moviment Science.


Qual texto/livro não científico que você indicaria para esse momento de confinamento? 1421, o ano que a China descobriu o mundo, de Gavin Menzies. É uma teoria, mas bem fundamentada.


instagram.com/shigueo_bonilha_oda

Um comentário:

Obrigado pelo comentário. Se oportuno, iremos responder.