Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica

Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica

20 abril, 2020

Momento Alumni: Conheça um pouco os membros que passaram pelo Grupo PAIFIT



Quem eu sou? Meu nome é Alexandre Roberto Marcondes Pelegrinelli, Fisioterapeuta formado na UEL e Mestre em Educação Física no Programa Associado UEL/UEM. Ingressei no grupo PAIFIT no meu segundo ano de graduação (2012) onde colaboro até hoje. No grupo descobri o que é pesquisa cientifica, como deve ser feita e outra coisa fundamental, o que é e como trabalhar em equipe. Permaneci no grupo durante a graduação sendo bolsista de Iniciação Cientifica, realizei meu TCC e após a graduação, o mestrado sob orientação do Prof. Dr. Jefferson Rosa Cardoso. Atualmente sou aluno de doutorado no mesmo programa sob orientação do Prof. Dr.Felipe Arruda Moura (um grande colaborador do PAIFIT) e minha tese tem o objetivo de entender melhor a biomecânica da marcha em pessoas com osteoartrite e, com modelos musculoesqueléticos computacionais, poderei simular intervenções para a melhora do quadro destes pacientes.

Quais atividades desenvolvi no grupo? Trabalhei no grupo mais focado na linha de Biomecânica, mas também participei de estudos Epidemiológicos como dois ensaios clínicos: com pacientes com dor lombar e osteoartrite, onde a aprendizagem foi grande e muito importante. Em Biomecânica, desenvolvi e contribui em trabalhos com o dinamômetro isocinético, nesta área tivemos duas publicações em que fui o autor principal: um sobre atletas de voleibol de diferentes categorias e outro em pacientes pós reconstrução do ligamentocruzado anterior (LCA). Também aprendi e contribui em estudos com dinamometria em plataforma de força avaliando o equilíbrio e a marcha dentro e fora da água (Fisioterapia Aquática).

Do que se tratou seu mestrado? Recebemos o equipamento cinemático (10 câmeras Qualisys) onde pude contribuir mais e desenvolvi minha dissertação sobre a coordenação do tronco em corredores com dor lombar, artigo que foi recém-publicado no Journal of Biomechanics, com o título “Low back pain affects coordination between the trunk segments but not variability during running”.

Qual texto científico você indica para leitura? Indico o que tenho estudado recentemente com modelos musculoesqueléticos, pois acredito que este deve ser a análise de movimento mais utilizada em um futuro próximo e o número de trabalhos cresce a cada ano. Este texto é uma boa e fácil introdução ao assunto e relata o estado da arte do método. O artigo é intitulado “OpenSim:Simulating musculoskeletal dynamics and neuromuscular control to study human and animal movement” e foi publicado em 2018 na Plos Computational Biology.

instagram.com/alexandrepelegrinelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Se oportuno, iremos responder.