Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica

Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica

02 abril, 2020

Momento Alumni: Conheça um pouco os membros que passaram pelo Grupo PAIFIT




Quem sou? Karen Obara Tsumanuma, fisioterapeuta graduada pela UEL em 2010, Mestre em Ciências da Reabilitação também pela UEL em 2013. Entrei no Grupo PAIFIT em 2007 ainda no primeiro ano de graduação. Fui bolsista de Iniciação Científica sob a orientação do Prof. Dr. Jefferson R. Cardoso e concluí o mestrado também sob a supervisão dele. Sou muito grata pela oportunidade que tive de fazer parte deste grupo. Aprendi muito mais que conhecimento científico, pois entendi o verdadeiro conceito de trabalho em equipe e vivenciei momentos inesquecíveis com pessoas queridas.

Quais atividades você realizou durante o Mestrado?  Participei ativamente de todos os projetos e pesquisas relacionados ao método Pilates. Participei ainda de congressos nacionais e internacionais, nos quais apresentei os estudos desenvolvidos no Grupo. Colaborei com outros projetos que abordavam Eletromiografia de Superfície, Análise Cinemática da Marcha e Avaliação Isocinética.


Do que se tratou seu Mestrado? Minha dissertação se intitulou “Efetividade do método Pilates no tratamento de pacientes com dor lombar crônica nos desfechos dor, funcionalidade, percepção global dos efeitos e flexibilidade: Atualização de Revisão Sistemática e Metanálises”.

Qual texto científico você indica para a leitura? Indico um artigo publicado pelo Grupo PAIFIT sobre o método Pilates: “Comparing the Pilates method with no exercise or lumbar stabilization for pain and functionality in patients with chronic low back pain: systematic review and meta-analysis”, publicado na revista Clinical Rehabilitation em 2012. Ressalto que esse trabalho ganhou o primeiro lugar durante a apresentação oral no XVI World Congress of Physical Therapy, em Amsterdam, 2011. Lembro que o professor Jefferson nos reuniu (os alunos de mestrado a época, cada um desenvolvendo seu projeto) e nos desafiou a fazer um estudo com o tema. Trabalho em equipe que rendeu excelentes frutos! Quem quiser ler e não tiver acesso é só nos solicitar via E-mail que enviaremos (paifit.uel@gmail.com).


instagram.com/karenobaratsumanuma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Se oportuno, iremos responder.