Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica

Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica

26 abril, 2020

Momento Alumni: Conheça um pouco os membros que passaram pelo Grupo PAIFIT



Quem sou eu? DurcelinaSchiavoni Bortoloti, ou simplesmente Duda (rsrs...), Doutora em Ciências da Saúde (UEL), Mestre em Educação Física (PPGUEL-UEM) e graduada em Educação Física pela UEL em 2000. Ingressei no Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção em Fisioterapia (PAIFIT) durante o mestrado em 2007 e permaneci por 3 anos. Há 10 anos sou professora Titular na Universidade Parananense – Unidade de Francisco Beltrão, no Curso de Educação Física Bacharelado, atuo também como coordenadora do programa de pesquisa (PIC/PIBIC) e extensão universitária, além disso sou coordenadora da pós graduação Latu-Senso do Curso de Educação Física.

Quais atividade você realizou durante o Mestrado? Desenvolvi no PAIFIT uma pesquisa de revisão sistemática de ensaios clínicos aleatórios com metanálise sobre os efeitos do exercício com pesos no controle da pressão arterial de repouso e contribuí com um trabalho sobre dor lombar e Pilates (Comparing the Pilates with on exercise or lumbar stabilization for pain and funtionality in patients with chronic low back pain: systematic review and meta-analysis) o qual foi publicado na revista Clinical Rehabilitation. Estudo que ganhou o primeiro lugar durante a apresentação oral no XVI World Congress of Physical Therapy, em Amsterdam, 2011.

Do que tratou seu Mestrado? Meu projeto foi intitulado como: Efeito do exercício com pesos no controle da pressão arterial de repouso: Revisão sistemática de ensaios clínicos aleatórios com metanálises. A dissertação pode ser encontrada na íntegra no Portal Domínio Público, além disso, alguns dados foram publicados no artigo Efeito do treinamento resistido tradicional sobre a pressão arterial em idosos normotensos: Revisão sistemática de ensaios clínicos aleatórios e metanálises da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Qual texto científico que você indica para leitura? No momento atual em que estamos passando (Pandemia de Covid-19) o qual estamos “re” descobrindo novas formas/métodos de processo de ensino aprendizagem no país, indico a leitura do texto “Aprática da Metodologia Ativa: compreensão dos discentes enquanto autores doprocesso ensino aprendizagem”. São vários os desafios para conscientizar os acadêmicos sobre seu papel de sujeitos na construção do conhecimento e de ser um professor facilitador e orientador desse processo em uma sala de aula remota.

Qual texto/livro não científico que você indicaria para esse momento de confinamento? Sugiro se aventurar no livro Sapiens. O livro nos faz refletir sobre a existência e os valores no decorrer da história da humanidade.

instagram.com/duda_schiavoni
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Se oportuno, iremos responder.