Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica

Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica

05 abril, 2020

Momento Alumni: Conheça um pouco os membros que passaram pelo Grupo PAIFIT


Quem sou? DéboraAlves Guariglia, Doutora em Educação Física (PPG UEL-UEM), Mestre em Educação Física pelo mesmo programa e graduada em Educação Física pela UEL em 2005. Ingressei no Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção em Fisioterapia (PAIFIT) durante o meu mestrado em 2007, permaneci fisicamente no grupo por 3 anos, porém após me mudar de Londrina me tornei colaboradora externa do grupo. Desde 2009 sou docente no ensino superior na Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos, lá sou professora Titular II, coordenadora do programa de pesquisa e extensão institucional, editora chefe da Revista Hórus (uma revista multidisciplinar). Ingressei também como professora colaboradora na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) em 2017, onde atuo tanto na graduação quanto no programa de Mestrado em Ciência do Movimento que iniciou em 2020.


Quais atividades você realizou durante o Mestrado? Desenvolvi no PAIFIT um projeto de análise do comportamento da flexibilidade e força ao longo do dia e contribuí com alguns trabalhos sobre dor lombar e Pilates que estavam sendo desenvolvidos no Laboratório naquele período. Vale lembrar que esse estudo ganhou o primeiro lugar durante a apresentação oral no XVI World Congress of Physical Therapy, em Amsterdam, 2011. Quem quiser ler e não tiver acesso é só solicitar via E-mail: paifit.uel@gmail.com.


Do que tratou seu Mestrado? Meu projeto foi intitulado como: Comportamento da força e flexibilidade ao longo do dia. Os resultados desse projeto podem ser vistos nessas publicações: Time-of-dayeffect on hip flexibility associated with the modified sit-and- reach test inmales” e “Avaliação da confiabilidade e usabilidade de três diferentesprogramas computacionais para a análise fotogramétrica do ângulo de flexão dequadril”. Da mesma forma, quem precisar ler e não conseguir abrir, solicite via E-Mail: paifit.uel@gmail.com.

Qual texto científico que você indica para leitura? Acredito que para todos que almejam uma carreira acadêmica um texto reflexivo obrigatório é o artigo “Por uma Universidade socialmente relevante” publicado em português no Atos de Pesquisa em Educação – PPGE/ME FURB. Estamos passando por um momento extremamente complexo na educação brasileira, sobretudo, no ensino superior e acredito que a reflexão sobre a Universidade seja um tema fundamental para todos os professores.


Qual texto/livro não científico que você indicaria para esse momento de confinamento? Freaknomics – O lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta. Um livro que nos mostra que nem sempre nossas verdades são coerentes e nos faz refletir sobre a vida e tudo o que nos afeta. 


Visita recente da Profa. Débora ao Lab. no HU.

instagram.com/deguariglia84

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Se oportuno, iremos responder.