Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica

Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica

08 abril, 2020

Conheça um pouco os membros do Grupo PAIFIT



Quem sou? Meu nome é Leandro Caetano Guenka, sou fisioterapeuta graduado na UNIDERP, mestre em Biotecnologia e doutorando em Educação Física UEL-UEM. Participo do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Intervenção em Fisioterapia (PAIFIT) desde 2016, quando iniciei o doutorado sobre orientação do Prof. Jefferson.

O que estou fazendo atualmente no Grupo? Me encontro na fase final do doutorado e meu estudo é sobre análise biomecânica do arco longitudinal medial do pé:  desempenho muscular, cinemática, coordenação e variabilidade (https://www.youtube.com/watch?v=eP2IyDemRm8). Além disso participei das avaliações dos pacientes que vieram até o Laboratório, interagi com os membros do grupo auxiliando na estatística e confecção de figuras e principalmente, na escrita dos artigos que estavam de alguma forma, estagnados.

Do que se trata seu doutorado? O arco longitudinal medial do pé alto e baixo influenciam a biomecânica do tornozelo e do pé e pode estar relacionado ao maior risco de disfunções nos membros inferiores. O estudo analisou o desempenho muscular (dorsiflexão/plantiflexão) e interações torque-ângulo-velocidade (mapa de superfície de força). Em uma segunda fase explorou a cinemática, a coordenação e a variabilidade do tornozelo e multissegmentação do pé.

Qual texto científico que você indica para leitura? Para quem quer estudar um pouco sobre mapa de superfície de força, recomendados o artigo publicado pelo nosso grupo em 2018, encabeçado pelo ex-aluno de mestrado, Alexandre Pelegrinelli e intitulado de "Isokinetic muscle performance after anterior cruciate ligament reconstruction: a case-control study", publicado no International Journal of Sports Physical Therapy. Quem quiser ler e não tiver acesso é só solicitar via E-mail: paifit.uel@gmail.com.

Qual texto/livro não científico que você indicaria para esse momento de confinamento? Cartas do front - relatos emocionantes da vida na guerra, de Andrew Carroll, estou lendo atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Se oportuno, iremos responder.