Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica

Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica

20 abril, 2020

Momento Alumni: Conheça um pouco os membros que passaram pelo Grupo PAIFIT


Quem sou? Meu nome é Mabel Micheline Olkoski, sou Educadora Física graduada e especialista em atividade física, desempenho motor e saúde pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em treino de alto rendimento pela Universidade Técnica de Lisboa e doutora em Educação Física na Universidade Estadual de Londrina UEL-UEM. Participo do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Intervenção em Fisioterapia (PAIFIT) desde 2013, quando iniciei meu doutorado. Atualmente sou professora colaboradora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) nas disciplinas de Educação Física do curso de Agronomia e responsável pela Academia do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV-UDESC).

Do que se tratou seu Doutorado? Realizamos um Ensaio Clínico Aleatório (com follow-up de 3 meses) onde comparamos a fisioterapia aquática associada ou não ao Deep-Water Running para os desfechos desempenho, resistência muscular localizada, funcionalidade, dor e incapacidade em pacientes com dor lombar crônica (específica e não-específica). Também auxiliei nas avaliações das propriedades de medida do questionário de auto-eficácia chamado Low Back Activity Confidence Scale – LoBACS-Brasil, para pacientes com dor lombar crônica.

Qual o texto científico que você indica para leitura? Para quem gosta de estudar sobre a prática de exercícios para pessoas com dor lombar, o artigo de Meng e Yue  (2015), publicado no American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation, com o título de “Efficacy of aerobic exercise for treatment of chronic low back pain: a meta-analysis”, é bem interessante.

Qual texto/livro não científico que você indicaria para esse momento de confinamento? Indico o livro Mindset: a nova psicologia do sucesso, da Carol S. Dweck. Essa autora mostra que mudanças não são apenas oportunas, mas também necessárias.

instagram.com/mabelolkoski

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Se oportuno, iremos responder.