Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica

Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica

01 abril, 2020

Momento Alumni: Conheça um pouco os membros que passaram pelo Grupo PAIFIT


Quem sou? Marcio Massao Kawano, fisioterapeuta graduado pela UEL em 2005, Mestre em Educação Fisica pelo PPG UEL-UEM, Doutor em Medicina e Saúde Publica pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Publica (2017). Entrei no Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção em Fisioterapia (PAIFIT) em 2004 ainda na graduação. Neste período fui orientado pelo professor Jefferson no TCC e no mestrado. Fiz parte da primeira turma do Mestrado UEL-UEM (2006-2007). Em 2008 retornei à Barreiras-BA e fui coordenador do curso de Fisioterapia da UNIFASB por 8 anos e meio. Desde 2016 sou professor adjunto no curso de Medicina da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB.

Quais atividades você realizou durante o Mestrado? Durante esse período desenvolvi projetos nos temas: Análise Cinemática Angular (Fotogrametria),Eletromiografia de Superfície, Análise Espectral e Limiar de Fadiga Eletromiográfico. Além disso, colaborei em outros projetos dos demais orientados do Grupo.

Do que tratou seu Mestrado? O projeto que defendi se intitulou "Comparação e análise discriminante da fadiga eletromiográfica dos músculos paraespinhais durante teste de extensão de tronco de indivíduos com e sem dor lombar na posição sentada e a publicação se encontra em:  http://www.scielo.br/pdf/rbme/v14n3/a10v14n3.pdf.

Qual texto científico que você indica para leitura? Um artigo científico produzido pelo Grupo que indico foi o primeiro publicado na Revista Brasileira de Fisioterapia/Brazilian Journal of Physical Therapy no longínquo ano de 2007. Foi um texto bem escrito que apresentava a forma adequada de testar variáveis quanto a sua confiabilidade e a forma correta de utilização de testes estatísticos para isso. “Confiabilidade intra e interobservador da análise cinemática angular do quadril durante o teste sentar e alcançar para mensurar o comprimento dos isquiotibiais em estudantes universitários”.

Qual texto/livro não científico que você indicaria para esse momento de confinamento? Criação de riqueza - Paulo Vieira. É importante nós brasileiros termos educação financeira, aprender a investir e fazer “o dinheiro trabalhar para gente”. Nós aprendemos a ser bons fisioterapeutas, tecnicamente, profissionalmente. Mas não aprendemos a ganhar dinheiro.


instagram.com/marcio_kawano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Se oportuno, iremos responder.