Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica

Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica

26 abril, 2020

Momento Alumni: Conheça um pouco os membros que passaram pelo Grupo PAIFIT


Quem eu sou?  Olá, eu sou a Josi. Mesmo antes de decidir minha profissão, eu já sabia que gostaria de trilhar um caminho científico. Em 2006, quando o Professor Jefferson me convidou para conhecer seu grupo de pesquisa, eu vislumbrei a chance para começar minha caminhada. Após participar de algumas reuniões eu fui aceita como membro do Grupo PAIFIT e assim começava minha iniciação científica.

Quais atividades desenvolvi no grupo? Neste período eu tive a oportunidade de aprender muito do básico e ajudar os alunos mais avançados no caminho deles, afinal ciência é feita por muitas mãos.

Do que se tratou seu mestrado, doutorado e pós-doutorado? No ano de 2010, eu ingressei no mestrado em Ciências da Reabilitação e comecei a trabalhar no projeto “Efetividade da fisioterapia em pacientes submetidos à meniscectomia parcial artroscópica”. O doutorado em Educação Física veio no ano de 2012 e com ele um novo projeto “Tradução, adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas da Low Back Activity Confidence Scale para a língua portuguesa: LoBACS – Brasil”. Este projeto recebeu um auxílio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e me deu a oportunidade de realizar um estágio na University of Southern California junto a professora Kimiko Yamada (co-orientadora do projeto), onde pude analisar/discutir meus dados e os deles e internacionalizar não só o grupo de pesquisa, como a UEL. O pós-doutoramento foi realizado no ano de 2016 e encerrou uma fase de trabalho presencial neste grupo de pesquisa, trabalho este que resultou na participação em 11 projetos, 22 artigos publicados, índice h de 10, crescimento profissional e pessoal e na formação de uma rede de apoio sem a qual não se vive.

O que faz atualmente? Sou professora adjunta do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e continuo trabalhando junto ao grupo PAIFIT no desenvolvimento e análise crítica dos projetos e artigos que serão disseminados.

Qual texto científico você indica para leitura? Eu indico um editorial para te fazer refletir sobre sua criticidade ao consumir informações: “Do we give too much significance to statistical significance?”.

Qual texto/livro não científico que você indicaria para esse momento de confinamento? Eu indico Mulheres que correm com lobos, um livro sobre os arquétipos femininos e como isso tem influenciado a sociedade ao longo do tempo.

instagram.com/josimdias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Se oportuno, iremos responder.