Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica

Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica

05 abril, 2020

Momento Alumni: Conheça um pouco os membros que passaram pelo Grupo PAIFIT



Quem sou? Meu nome é Laís Faganello Dela Bela, iniciei no Grupo de Pesquisa em Avaliação e Intervenção em Fisioterapia (PAIFIT) em 2011, onde fui aluna de Iniciação Científica durante minha graduação. Na sequência realizei meu Mestrado em Ciências da Reabilitação (UEL-UNOPAR) e Doutorado em Educação Física (UEL-UEM). Atualmente estou em Curitiba, onde sou professora da disciplina de Cinesiologia e Biomecânica na UniCesumar e Gerontologia na Universidade Positivo onde também sou Coordenadora do Curso de Fisioterapia (semipresencial).


Quais atividades você realizou durante o Mestrado e Doutorado? Durante esse tempo no Grupo PAIFIT tive a oportunidade de participar de vários projetos de pesquisa, como ensaios clínicos, onde realizei o atendimento de pacientes com osteoartrite de joelho e dor lombar crônica em meio aquático. Estudos transversais, onde auxiliei nas avaliações de torque/potência/trabalho no dinamômetro isocinético da Biodex, da marcha por meio das câmeras Qualisys, do equilíbrio com plataforma de força (Bertec) e a aplicação e validação de questionário. Ainda, sempre estive envolvida no processo de construção de artigos científicos, incluindo a estatística, seja na escrita ou nas realizações das correções solicitadas pelos revisores.

Do que se tratou seu mestrado e doutorado? Durante meu mestrado realizei à Tradução e Adaptação Transcultural do “Low Back Activity Confidence Scale (LoBACS-Brasil)”, um questionário autoaplicativo, cujo objetivo foi medir a autoeficácia de indivíduos com dor lombar crônica. No meu doutorado, estabeleci valores de referência de variáveis isocinéticas de flexores e extensores de tronco e verifiquei a relação dessas variáveis com testes físicos de mulheres assintomáticas entre 20 e 49 anos (vídeo da defesa).

Qual texto científico você indica para leitura? Para quem gosta de ler sobre a dor lombar indico o texto que compara tratamentos para esses indivíduos: “Pilates versus general exercise effectiveness on pain and functionality innon-specific chronic low back pain subjects”, publicado no Journal of Bodywork and Movement Therapies em 2015.


Qual texto/livro não científico que você indicaria para esse momento de confinamento? Para as pesquisadoras e mães, indico o livro: 60 dias de neblina da escritora Rafaela Carvalho. Uma leitura fácil, gostosa e que nos leva a rir das situações do cotidiano materno.

instagram.com/laisdelabela


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Se oportuno, iremos responder.